O Melhor Professor para o seu Filho

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir? Experimente no player abaixo!

Olá, Mãe! Olá, Pai!

Aqui é Marcelo Rodrigues do blog O Mundo de Peu e quero lhe fazer uma pergunta.

Você sabe quem é o melhor professor para o seu filho?

Já vou logo lhe dizendo!

Não precisa pensar muito e tampouco olhar ao redor procurando!

Olhe no espelho!

Sim, é você.

Não tenha dúvidas! Você é o melhor, o guia mais apaixonado e mais confiável que o seu filho pode ter.

Na dia a dia o seu filho pode até trabalhar com muitos terapeutas, professores e outros profissionais, mas o melhor aprendizado vem de estar ao seu lado. Não estou falando aqui de ensinar português, matemática ou outras matérias comuns da escola, me refiro a fazer coisas com você, aprendendo com você e sentindo-se capaz através de você!

Você não precisa ser um especialista ou saber tudo sobre o autismo. Basta ser você mesmo e envolver-se com o seu filho!

A sua sala de aula pode ser em qualquer lugar, em casa, na garagem, numa praça, na praia, em um parque, você escolhe o ambiente mais adequado. Os planos de aula nada mais são do que as atividades diárias normais que você faz todos os dias.

A grande sacada é, sempre que puder, faça coisas junto com seu filho, dê a ele uma função tão grande quanto possível.

Fazendo coisas juntos, lado a lado, com você dando suporte e orientação ele estará no caminho certo para ter sucesso.

Podem até serem tarefas do tipo: lhe ajudar a lavar o carro, preparar um lanche gostoso, arrumar um lugar bagunçado da casa, praticar algum esporte em dupla ou até um jogo de tabuleiro. O mais importante é vocês estarem juntos fazendo algo.

Ensine com paciência, compartilhe a sua experiência e não se preocupe com o desempenho dele.

Fale o que você quer que ele faça e "pense em voz alta." Ensine a forma como você faz. Pause em cada passo da atividade para dar ao seu filho um momento para pensar e compreender. Dê pistas, mas permita que ele pense. Mesmo que ele ainda não fale nenhuma palavra, ele está lhe escutando.

Mesmo que ele não esteja olhando, ele está observando. Ele está aprendendo o que vocês dois estão fazendo.

Mostre a sua alegria por estarem fazendo algo juntos. Ajude-o a se sentir seguro e demonstre que você o aceita do jeito que ele é, ele irá se sentir cada vez mais confiante e atraído por você.

Saiba que, ajudá-lo a se sentir uma pessoa capaz nos momentos em que vocês fazem coisas juntos, vai fazer com que ele siga a sua liderança para sempre. Isso é muito bom!

Ao realizar tarefas juntos, ensine a ele mostrando o "como fazer", em vez de simplesmente dizer as instruções da tarefa.

Não o pressione para executar e comemore com ele toda e qualquer realização.

Agora, uma pequena dica: Não o elogie pelo que ele está fazendo, dizendo coisas como"Bom trabalho, filho!" Ou "Você é demais!", em vez disso comemore fazendo isso juntos: "Conseguimos!" Ou "Nós arrebentamos!" Deixe-o se sentir capaz fazendo coisas com você.

Aprender através do relacionamento é o grande segredo. 

Meu filho não quer me seguir

Para uma criança que tem dificuldades para se envolver e não aceita as tarefas que você sugere, a coisa muda. Nesse caso, a estratégia muda, você deve tentar juntar-se a ela nas atividades que ela faz ao longo do dia.

Ou seja, se a criança não quiser seguir a sua liderança, junte-se ao que ela estiver fazendo.

Lembre-se, o importante é estar juntos, ficar juntos e compartilhar a experiência.

Fale quando ela não falar, não tome o silêncio como rejeição.

Forneça uma narrativa nos momentos de silêncio. Conte uma historinha do tipo: "Ah! você gosta de correr pela casa, eu também gosto. Vamos correr juntos!" e por aí vai...

Use suas mãos, gestos, expressões faciais e palavras suaves para convidá-la, sem forçar. Aos poucos, inclua algo que ela goste muito, e ela acabará por valorizar a sua presença.

Não instrua, demande, ou tente controlar, apenas ouça, aprenda e siga a liderança dela.

Se puder, faça isso todos os dias. Se aproxime devagar, mas com firmeza, com calma, mas seja persistente. De forma lenta se torne parte do seu dia. Seja paciente e ela virá até você.

Com o passar do tempo, ela vai seguir a sua liderança. Torne-se em primeiro lugar um parceiro de trabalho,  aos poucos você irá transformar-se em um guia confiável.

Ser um bom mentor significa ser um treinador apaixonado.

Acredite, vai ser a paixão e persistência demonstrada por você, que irá fazer o seu filho lhe admirar cada vez mais e seguir a sua liderança sem qualquer questionamento.

Só você e seu filho, fazendo coisas juntos e crescendo juntos.

E, como eu disse no início desse artigo: sim, você é o melhor professor para o seu filho!

Um grande abraço!

Gostou da reflexão? Compartilhe já com seus amigos!