Como seu filho se comunica com você?

Usa gestos ou expressões faciais? Aponta para as coisas? Comunica-se por meio de figuras ou usa palavras?

Para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, a comunicação é tão importante quanto para as outras crianças. No entanto elas enfrentam desafios especiais que geralmente tornam difíceis a interação e a comunicação.

Se as necessidades do seu filho não forem atendidas e seus medos não forem reduzidos, o mundo de vocês pode se tornar bastante complicado.

Fazer sua criança falar as primeiras palavras e primeiras frases curtas parece bastante simples. Você quer que seu filho diga “mamãe” e “au-au”, depois “eu quero suco”, “posso brincar?” e “eu te amo”. Ah, mas tem muita coisa por trás dessas frases simples.

A fala (a capacidade física de produzir sons vocais) é apenas o componente inicial da linguagem (juntar palavras de modo a transmitir significado para as outras pessoas). Sozinha, a linguagem não gera conversação (estabelecimento de contato social com outras pessoas por meio da comunicação verbal e não verbal).

Quando era bebê, seu filho transmitia suas necessidades e seu estado de espírito de maneiras não verbais.

A maioria das crianças começa a pronunciar palavras, depois a juntar essas palavras formando frases e orações.

À medida que elas crescem, a linguagem torna-se muito mais do que uma ferramenta para designar objetos, sentimentos e ações.

Ela se transforma num meio de expressar seus pensamentos e emoções, bem como de interagir socialmente.

O uso social da linguagem, chamado de pragmática, é a interação entre palavras, gestos, expressões faciais e compreensão social que usamos, muitas vezes inconsciente ou instintivamente, para nos comunicar uns com os outros.

Em qualquer ponto, ou em muitos pontos desse processo de desenvolvimento, o autismo pode impedir que seu filho compreenda como essas ferramentas nos conectam ou nos separam.

Continue lendo esse artigo para entender como é a comunicação da criança autista . Saber como sua criança se comunica permitirá que você estabeleça boas interações com ela.

Você irá aprender sobre:

Comunicação e interação da criança autista

Comunicação da criança autista

A comunicação é parte essencial da vida. Através da comunicação nos ligamos às outras pessoas, fazemos com que conheçam nossos desejos, compartilhamos ideias e podemos mostrar aos outros como nos sentimos.

A comunicação acontece quando uma pessoa envia uma mensagem para outra pessoa. Você pode enviar a mensagem de diversas maneiras: expressões faciais, gestos e palavras. E pode enviar a mensagem por diferentes motivos, tais como pedir ajuda ou compartilhar uma ideia.

A interação ocorre sempre que você e seu filho fazem coisas juntos e respondem um ao outro. É a base da comunicação de mão dupla ou recíproca. Toda vez que você e seu filho interagem, fazem uma conexão que inicia a comunicação.

Devido a forma como seus cérebros processam a informação e das suas necessidades sensoriais, todas as crianças no Transtorno do Espectro do Autismo têm algum grau de dificuldade para interagir com o outro.

Para estabelecer interações bem sucedidas, seu filho precisa reagir aos outros quando é abordado e iniciar interações por conta própria. Para o seu filho, responder pode ser mais fácil do que iniciar. Se ele entende o que você diz, pode responder aos seus comandos e perguntas simples.

Contudo, pode ser que ele tome a iniciativa apenas para atender as necessidades dele ou para pedir algo.

Pode demorar até que ele inicie a interação simplesmente para mostrar algo ou para ser sociável.

A capacidade que seu filho tem de interagir depende também da personalidade dele, das pessoas com quem fica e das coisas que faz. Ao saber como seu filho interage, você pode planejar melhor como ajudá-lo a participar em interações sociais que sejam prazerosas para ele.

Como e porquê seu filho se comunica

Seu filho pode não dizer nenhuma palavra, mas comunicação é muito mais do que palavras. Quando seu filho leva você até a geladeira, está lhe dizendo que quer beber suco. Quando chora ou bate o pé no chão, está contando que está bravo ou frustrado. Quando lhe dá um largo sorriso, está mostrando que você é especial para ele. Mesmo quando abana as mãos, está lhe dizendo alguma coisa a respeito de como se sente.

Crianças se comunicam pelas ações, sons ou palavras. Perceber como seu filho se comunica ajudará você a desenvolver os talentos dele e ensinar-lhe outras formas de comunicação, um passinho de cada vez.

Por exemplo, se o seu filho não emite som algum, pode ser que não esteja pronto para falar. Você deverá começar mostrando a ele uma forma mais fácil de se comunicar – talvez através de gestos.

A percepção a respeito de como seu filho se comunica, no entanto, é apenas uma pequena peça do quebra-cabeça. Você não pode se preocupar com o modo dele se comunicar sem saber também por que ele se comunica. Uma vez sabendo o motivo da comunicação, se é para solicitar, comentar ou dizer como se sente, você poderá ajudá-lo a encontrar mais maneiras e motivos para se comunicar.

Há muitas formas diferentes de se comunicar, e algumas são socialmente mais apropriadas do que outras.

Ainda assim, tudo o que seu filho faz, inclusive balançar o tronco, correr de um lado para o outro e agitar os dedos na frente do próprio rosto comunicam algo sobre ele.

Pode ser que seu filho se comunique de uma das seguintes maneiras:

  • Chorando ou gritando;
  • Movendo-se até ficar bem próximo das pessoas e coisas de seu interesse;
  • Usando gestos ou expressões faciais;
  • Tentando conseguir o que quer indicando com a mão aberta;
  • Levando sua mão para conseguir que você faça coisas para ele;
  • Olhando para as coisas que quer;
  • Apontando para as coisas, sem olhar para você;
  • Olhando ou apontando para coisas que quer e então olhando para você. Alternar o olhar entre você e um objeto chama-se Atenção Compartilhada. Significa que seu filho consegue comunicar a você os interesses dele;
  • Comunicando–se com figuras;
  • Emitindo sons;
  • Usando palavras;
  • Usando sentenças;
  • Usando ecolalia.


Comunicação pré-intencional e intencional

Comunicação pré-intencional

A comunicação de seu filho pode ser pré-intencional. Ele pode fazer ou dizer coisas sem ter a intenção de provocar um efeito nas pessoas.

Por exemplo, ele pode repetir palavras que conhece mesmo quando não há ninguém no recinto, ou pode fazer o movimento de tentar alcançar um brinquedo quando ninguém estiver olhando.

Essas ações são chamadas de comunicação pré-intencional, porque seu filho envia a mensagem sem ter a intenção de fazê-lo.

Contudo, você pode interpretar essas ações como se fossem comunicações dirigidas a você.

Seu filho pode mostrar comunicação pré-intencional para:

  • se acalmar durante alguma atividade;
  • praticar alguma atividade;
  • se concentrar ou se orientar;
  • reagir a uma experiência prazerosa ou desagradável;
  • conseguir coisas que ele quer;
  • protestar ou recusar. Os primeiros protestos que seu filho faz são normalmente respostas automáticas a coisas que ele não gosta. Quando chora, vira a cabeça ou empurra sua mão, está evitando você, mais do que tentando dizer como está se sentindo.

A comunicação de seu filho pode ser intencional.

A comunicação será mais fácil quando seu filho entender que o que ele faz tem efeito sobre outra pessoa.

Comunicar-se com o propósito de enviar uma mensagem chama-se comunicação intencional, e representa um grande avanço para o seu filho.

Seu filho pode se comunicar intencionalmente por diferentes razões:

Protestar ou recusar

Protestos ou recusas não intencionais tornam-se intencionais quando seu filho envia a mensagem diretamente a você. Por exemplo, em vez de simplesmente empurrar sua mão ele pode primeiro olhar para você. Ou em vez de chorar e dar as costas quando você oferece algo que ele não quer, pode sacudir a cabeça em sinal de “não”. Protestos ou recusas intencionais revelam que seu filho:

  • não quer o que você está oferecendo;
  • não quer começar uma atividade;
  • quer parar uma atividade.

Pedir

Seu filho pode pedir para mostrar que ele quer:

  • comida ou bebida;
  • um brinquedo, um objeto ou uma atividade;
  • sua ajuda;
  • permissão para fazer algo.

Quando seu filho começa a se comunicar por outros motivos além de atender às próprias necessidades, está progredindo para se tornar um verdadeiro comunicador.

Por exemplo, seu filho pode pedir por razões sociais, tais como:

  • pedir para continuar com brincadeiras corporais, como fazer cócegas ou andar de cavalinho nas pernas do papai. Ele pode fazer isso puxando suas mãos para o corpo dele ou sacudindo o corpo para mostrar que quer mais;
  • obter informação;
  • mostrar às outras crianças que ele quer brincar com elas.

Os estágios de comunicação do seu filho

Estágios de comunicação do autismo

Fern Sussman, no seu livro More Than Words (1999), nos diz que é importante identificar o estágio de comunicação de seu filho, para que você tenha uma boa ideia do que ele consegue e do que não consegue fazer, bem como do que você pode esperar que ele consiga a seguir.

Saber disto ajudará a definir metas e dar o tipo de ajuda que ele precisa.

As descrições das crianças nos quatro estágios de comunicação podem ajudá-lo a identificar o estágio de comunicação de seu filho.

Segundo Sussman, os quatro estágios são:

  • Estágio de Interesses Próprios
  • Estágio de Pedidos
  • Estágio da Comunicação Básica
  • Estágio de Parceria

Nem todas as crianças passam por todos esses estágios nessa ordem, mas muitas começam no estágio de Interesses Próprios, progridem para os estágios de Pedidos e Comunicação Básica e finalmente chegam ao estágio de Parceria com o passar do tempo. Outras crianças podem ter características de diversos estágios.

E, é claro, crianças reagem de formas diferentes dependendo das pessoas com quem estão, das situações em que se encontram e de suas personalidades próprias e únicas.

Após ler as descrições das crianças em todos os estágios, observe seu filho de perto durante uma semana. Depois, preencha a lista de verificação “Como e Por quê” (baixando aqui), para identificar o estágio de comunicação de seu filho.

Estágio de Interesses Próprios

Estágio de interesse próprios

Uma criança no estágio de Interesses Próprios aparenta querer brincar sozinha e mostra-se desinteressada pelas pessoas em torno dela. Ainda não entende que pode afetar outras pessoas enviando uma mensagem diretamente a elas, de forma que sua comunicação é primordialmente pré-intencional.

Você sabe como ela está se sentindo pela observação de seus movimentos corporais, gestos, gritos e sorrisos.

Muitas crianças pequenas estão no estágio de Interesses Próprios quando recebem pela primeira vez o diagnóstico de TEA.

Uma criança no estágio de Interesses Próprios pode fazer algumas das coisas a seguir:

  • interagir com você muito brevemente e quase nunca com outras crianças;
  • querer fazer coisas sozinha;
  • olhar ou tentar pegar as coisas que quer;
  • não se comunicar intencionalmente com você;
  • brincar de formas incomuns;
  • fazer sons para se acalmar;
  • chorar ou gritar para protestar;
  • sorrir;
  • gargalhar;
  • não entender quase nenhuma palavra.

Estágio de Pedidos

Estágio de pedidos

A criança no estágio de Pedidos está começando a entender que pode pedir coisas a alguém, puxando ou conduzindo você.

Uma criança que está no estágio de Pedidos acaba de começar a perceber que as ações dela podem ter efeito sobre você. Puxando e conduzindo as pessoas, é capaz de pedir coisas que precisa ou que gosta. Gosta especialmente de brincadeiras do tipo físico, como “Cócegas” e “Achou!”. Quando você faz uma pausa durante a brincadeira, olha para você ou mexe o corpo para continuar a brincadeira.

A criança no estágio de Pedidos pode fazer algumas das seguintes coisas:

  • interagir brevemente com você;
  • usar sons para se acalmar ou se concentrar;
  • “ecoar” algumas palavras para se acalmar ou se concentrar;
  • tentar pegar as coisas que ela quer;
  • comunicar-se principalmente quando precisa de algo, conduzindo ou puxando a sua mão para pedir coisas que ela quer;
  • pedir que você continue uma brincadeira do tipo físico, como Cócegas ou Pega-pega, através do contato visual e/ou sorriso e/ou movimentos de corpo e/ou sons;
  • seguir comandos conhecidos ocasionalmente, se conseguir entender o que tem que fazer entender as etapas de rotinas conhecidas.


Estágio da Comunicação Básica

Estágio da Comunicação Básica

A criança que está no estágio de Comunicação Básica começou a usar gestos, sons, figuras ou palavras específicas para pedir coisas em situações muito motivadoras, como pedir brinquedos ou comidas preferidas.

Quando seu filho está no estágio de Comunicação Básica, suas interações sociais duram mais. Sua comunicação é mais intencional, embora ainda se comunique principalmente para pedir que você faça coisas para ele.

Nesta fase, entendeu que pode usar a mesma forma de comunicação – gestos, sons, figuras ou palavras – em certas situações.

Por exemplo, ele sempre pode pedir por suco ou seu vídeo favorito entregando uma figura ou dizendo uma palavra. Mas pode continuar a puxar ou conduzir você para outras coisas, como passear.

Uma criança no estágio de Comunicação Básica pode começar a “ecoar” muitas coisas que ouve, às vezes para comunicar algo. Entende muito do que você diz, se tiver pistas visuais e se você usar frases simples e curtas.

Quando, por fim, ele iniciar as interações – chamando o seu nome, apontado para algo que quer mostrar e alternando o olhar entre você e aquilo em que está interessado – a comunicação de duas vias está começando!

Quando a criança que está no estágio de Comunicação Básica começa a compartilhar seus interesses, olhando para alguma coisa e em seguida olhando de volta para você, ela desenvolveu atenção compartilhada, um grande avanço no aprendizado da comunicação.

O que esperar que uma criança no estágio de Comunicação Básica faça:

  • interagir com você e com pessoas conhecidas em situações conhecidas;
  • brincar com você mais vezes e por mais tempo;
  • pedir que você continue algumas brincadeiras corporais prediletas, tais como Cócegas e Pega-pega, usando as mesmas ações, sons ou palavras toda vez que vocês brincarem;
  • em algumas situações, repetir o que você diz, para pedir ou responder (usar ecolalia imediata);
  • fazer pedidos intencionais por coisas motivadoras (por exemplo, comida, brinquedos, brincadeiras do tipo corporal, ajuda) usando figuras, gestos ou palavras;
  • começar a protestar ou recusar usando a mesma ação, som ou palavra;
  • ocasionalmente usar movimentos de corpo, gestos, sons ou palavras para obter sua atenção ou mostrar algo a você.
  • entender frases simples e familiares;
  • entender os nomes de objetos e pessoas familiares sem dicas visuais;
  • dizer “oi” e “tchau”;
  • responder perguntas do tipo Sim ou Não, “O que é isto?” e fazer escolhas.

Estágio de Parceria

Estágio da parceria

O Parceiro é um comunicador mais efetivo do que crianças em outros estágios.

A menos que tenha dificuldades na produção da fala, consegue falar e conduzir conversas simples. Também consegue falar sobre o passado e o futuro, como o que fez na escola ou o que quer no seu aniversário.

Às vezes, crianças no estágio de Parceria não conseguem produzir suas próprias palavras, mas utilizam palavras ou frases memorizadas. Isto acontece mais freqüentemente em situações não familiares e quando não entendem tudo o que está sendo dito.

Quando uma criança que está no estágio de Parceria se comunica sobre seus próprios interesses, ela não tem dificuldades. Contudo, em situações não conhecidas, geralmente acha difícil captar as regras da conversa.

Por exemplo, pode não considerar se o que diz faz sentido para o ouvinte. Pode começar uma conversa com “Eu fui lá”, sem perceber que o ouvinte não tem ideia de onde é “lá”. Ou pode começar uma conversa sempre com a mesma frase memorizada, por exemplo, “De que cor é o seu carro?” ou um verso da sua música preferida.

Uma criança no estágio de Parceria gosta de brincar com você e com outras crianças, mas às vezes brinca sozinha porque não tem certeza do que fazer e dizer, principalmente em brincadeiras imaginativas. Ela se sai muito melhor em brincadeiras corporais, como correr ou balançar, ou em jogos estruturados nos quais possa aprender as regras.

Uma criança no estágio de Parceria pode fazer algumas das coisas abaixo:

  • participar em interações mais longas com você;
  • ser mais bem sucedida em participar com outras crianças nas brincadeiras com rotinas conhecidas;
  • usar palavras ou outro método de comunicação para:
    a) pedir
    b) protestar
    c) cumprimentar
    d) chamar sua atenção para algo
    e) fazer e responder perguntas
  • começar a usar palavras ou outro método de comunicação para:
    a) falar sobre o passado e o futuro
    b) expressar sentimentos
    c) fazer de conta
  • construir suas próprias frases;
  • ter conversas breves;
  • às vezes consertar ou corrigir o que ela diz quando alguém não a entende;
  • entender os significados de uma série de palavras diferentes.

A criança no estágio de Parceria pode ainda mostrar dificuldades na comunicação. Ela pode:

  • resistir a brincar com outras crianças quando não souber o que fazer, como em brincadeiras imaginativas, que dependem de linguagem e faz de conta;
  • usar ecolalia quando não entende o que alguém está dizendo ou quando não consegue construir suas próprias frases;
  • ter dificuldade em participar de conversas. Ela pode:
    a) responder aos outros, mas não iniciar conversas por conta própria
    b) tentar manter a conversa dentro de seus assuntos preferidos
    c) cometer erros gramaticais, principalmente com pronomes, como “você”, “eu”, “ele” e “ela”
    d) confundir-se quando a conversa fica complexa e as pessoas não falam diretamente para ela
  • ter dificuldade com as regras de conversação. Ela pode:
    a) não saber como começar e terminar uma conversa
    b) não ouvir o que outra pessoa diz
    c) não permanecer dentro do assunto
    d) não acompanhar o que está sendo dito de forma apropriada (por exemplo, não pedir que as pessoas esclareçam o que disseram quando não entender)
    e) dar informação demais ou insuficientes
  • não captar regras sociais sutis que a outra pessoa está enviando através de expressões faciais e linguagem corporal;
  • entender errado ironias ou jogos de palavras, porque interpreta literalmente o que as pessoas dizem.

Resumindo: o estágio de comunicação do seu filho, é baseado na sua habilidade de interagir, na forma como se comunica, nos motivos pelos quais se comunica e na compreensão dele. Ao saber o estágio de comunicação do seu filho, pode dar a ele o tipo de ajuda que funciona melhor.

Num próximo artigo, iremos demonstrar estratégias para começar a ajudar seu filho a atingir suas metas de comunicação em cada um dos estágios apresentados.

Então,
você é capaz de identificar em qual estágio da comunicação sua criança se encontra? Conte nos comentários abaixo.

Referências

Notbohm, Ellen (2012) Ten Things Every Child with Autism Wishes You Knew. Arlington, TX: Future Horizons.

Sussman, Fern (1999) More Than Words. Toronto, ON: The Hanen Centre.

Imagens: Depositphotos; Getty Images.

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Marcelo Rodrigues
Marcelo Rodrigues

Pai de Pedro (Peu), teve sua vida transformada pelo autismo e descobriu que só através do conhecimento, respeito, aceitação e amor incondicional é possível ajudar no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das crianças autistas.